IR PARA:

Search
Close this search box.

Sementes Adriana lamenta o falecimento de José Tadashi Yorinori

 

José Tadashi Yorinori foi um homem de visão que dedicou sua vida à agricultura. Seu trabalho como pesquisador e fitopatologista foi fundamental para o desenvolvimento e proteção do agronegócio brasileiro, especialmente no combate à Ferrugem da Soja e ao Cancro da Haste.

 

José Tadashi Yorinori ao lado de Odílio Balbinotti Filho durante a abertura oficial da colheita de soja da safra 2015Tadashi ficou conhecido como o “pai do vazio sanitário”, pois foi o responsável por descobertas determinantes para o estabelecimento deste método de combate à Ferrugem Asiática, medida que defendeu ao longo de sua carreira. Seus estudos se tornaram referência mundial para pesquisadores da soja.

 

“O falecimento do Tadashi é uma grande perda para o Brasil. As suas pesquisas foram uma contribuição de valor inestimável para todos os agricultores do nosso país”, lamentou Odílio Balbinotti Filho, Presidente da Sementes Adriana.

 

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) também lamentou a morte do fitopalogista. “Com seus estudos a agricultura brasileira conheceu e combateu a Ferrugem Asiática, desta forma a prática do vazio sanitário foi difundida com êxito”, declarou o presidente da Aprosmat, Carlos Augustin.

 

José Tadashi Yorinori trabalhou no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e na Embrapa Soja, de 1978 a 2007. O fitopatologista continuou trabalhando até o fim de sua vida oferecendo consultorias e divulgando medidas de defesa sanitária, como o vazio sanitário da soja, medida que ajudou a implantar no Brasil. José Tadashi Yorinori faleceu aos 72 anos, em Londrina (PR), no dia 14 de Junho de 2016.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Atendimento Online